segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ciência Transgênica



O mundo gira, a ciência avança cada dia mais rápido... mas as pessoas comuns conseguem perceber com consciência de que forma as evoluções tecnológicas contribuem (ao menos em intenção) para o desenvolvimento e manutenção de suas vidas? Afinal, é para elas e por elas que a tecnologia e a pesquisa existem e que também definem, em grande parte, as tendências da ciência.
Pensando na importância que a transgenia tem para os seres humanos nos últimos anos, principalmente em se tratando de alimentos e saúde, resolvi abordar o tema dos transgênicos a fim de elucidar alguns pontos do assunto que muitos ouvem falar, mas desconhecem em essência do que realmente se trata ou como funciona.
Entender, neste caso, é muito importante, pois a discussão de se os alimentos devem ser comercializados no Brasil (e isto definirá indiretamente se poderão ser plantados) deve vir do mercado mais importante: as pessoas comuns. A polêmica é ferrenha e vem dos mais diversos segmentos da sociedade como ecologistas, cientistas, governo, produtores rurais, comerciantes e pessoas comuns.
Transgênicos envolvem um assunto muito denso e extenso. No entanto, tentarei fazer um breve resumo do que é e qual sua finalidade atual para que o leitor possa ter algum subsídio para tomar a sua importantíssima decisão de julgar se lhe interessa consumir alimentos transgênicos ou não, se é importante para a sociedade conviver com esses produtos ou não, etc.
As técnicas modernas de engenharia genética permitem que se retire genes de um organismo e se transfira para outro. Esses genes "estrangeiros" quebram a seqüência de DNA - que contém as características de um ser vivo - do organismo receptor, que sofre uma espécie de reprogramação, tornando-se capaz de produzir novas substâncias. Esses são os chamados transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGMs).
Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos compostos contendo organismos geneticamente modificados ou derivados destes. São produtos criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Organismos Geneticamente Modificados: são definidos como organismos que tenham sido alterados geneticamente por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.
Modificação Genética: são técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um organismo de material hereditário de outra espécie - incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com formação de novas células ou novas combinações genéticas, de maneira que não ocorre naturalmente.
Gene Inseticida: é o gene introduzido na planta para que ela passe a produzir substâncias de resistência a seus insetos predadores.
Engenharia Genética: é a atividade de manipulação de moléculas DNA/RNA recombinante. DNA/RNA Recombinante são aquelas moléculas de material genético manipuladas fora das células vivas, mediante modificação de segmentos de DNA/RNA, natural ou sintético, que possam multiplicar-se em uma célula viva - ou ainda, as moléculas de DNA/RNA resultantes desta multiplicação.
Para aumento da produção agropecuária, reduzindo-se o uso de adubos químicos e agrotóxicos, é necessário armar as plantas e animais domésticos com defesas genéticas contra patógenos e pragas, iniciando-se na década de 70 a engenharia genética com a transferência controlada de genes. As vacinas transgênicas e a terapia genética pela injeção de células transgênicas multipotentes, do próprio indivíduo,são outras formas poderosas de defesa genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário