segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ciência Transgênica



O mundo gira, a ciência avança cada dia mais rápido... mas as pessoas comuns conseguem perceber com consciência de que forma as evoluções tecnológicas contribuem (ao menos em intenção) para o desenvolvimento e manutenção de suas vidas? Afinal, é para elas e por elas que a tecnologia e a pesquisa existem e que também definem, em grande parte, as tendências da ciência.
Pensando na importância que a transgenia tem para os seres humanos nos últimos anos, principalmente em se tratando de alimentos e saúde, resolvi abordar o tema dos transgênicos a fim de elucidar alguns pontos do assunto que muitos ouvem falar, mas desconhecem em essência do que realmente se trata ou como funciona.
Entender, neste caso, é muito importante, pois a discussão de se os alimentos devem ser comercializados no Brasil (e isto definirá indiretamente se poderão ser plantados) deve vir do mercado mais importante: as pessoas comuns. A polêmica é ferrenha e vem dos mais diversos segmentos da sociedade como ecologistas, cientistas, governo, produtores rurais, comerciantes e pessoas comuns.
Transgênicos envolvem um assunto muito denso e extenso. No entanto, tentarei fazer um breve resumo do que é e qual sua finalidade atual para que o leitor possa ter algum subsídio para tomar a sua importantíssima decisão de julgar se lhe interessa consumir alimentos transgênicos ou não, se é importante para a sociedade conviver com esses produtos ou não, etc.
As técnicas modernas de engenharia genética permitem que se retire genes de um organismo e se transfira para outro. Esses genes "estrangeiros" quebram a seqüência de DNA - que contém as características de um ser vivo - do organismo receptor, que sofre uma espécie de reprogramação, tornando-se capaz de produzir novas substâncias. Esses são os chamados transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGMs).
Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos compostos contendo organismos geneticamente modificados ou derivados destes. São produtos criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Organismos Geneticamente Modificados: são definidos como organismos que tenham sido alterados geneticamente por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.
Modificação Genética: são técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um organismo de material hereditário de outra espécie - incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com formação de novas células ou novas combinações genéticas, de maneira que não ocorre naturalmente.
Gene Inseticida: é o gene introduzido na planta para que ela passe a produzir substâncias de resistência a seus insetos predadores.
Engenharia Genética: é a atividade de manipulação de moléculas DNA/RNA recombinante. DNA/RNA Recombinante são aquelas moléculas de material genético manipuladas fora das células vivas, mediante modificação de segmentos de DNA/RNA, natural ou sintético, que possam multiplicar-se em uma célula viva - ou ainda, as moléculas de DNA/RNA resultantes desta multiplicação.
Para aumento da produção agropecuária, reduzindo-se o uso de adubos químicos e agrotóxicos, é necessário armar as plantas e animais domésticos com defesas genéticas contra patógenos e pragas, iniciando-se na década de 70 a engenharia genética com a transferência controlada de genes. As vacinas transgênicas e a terapia genética pela injeção de células transgênicas multipotentes, do próprio indivíduo,são outras formas poderosas de defesa genética.

Transgênicos ou transgénicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contém materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa um artigo transgénico biológico porque o alimento esta em manutençãoa obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA [[DNA recombinante|recombinante].

A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.